Mochilóbook

terça-feira, 12 de março de 2013

A história da Mochila


A mochila primitiva foi originalmente criada no continente Africano num formato diferente da dos dias de hoje. Elas eram feitas de remendos das peles dos animais considerados poderosos, fortes ou dignos de respeito, e eram utilizadas primariamente para carregar água, comida e eventualmente filhos.

Os princípios da mochila moderna, tal como a conhecemos actualmente, tomou forma a partir de uma edição da revista "Outing Magazine", que ensinava a dobrar uma coberta de forma a que virasse um pacote para carregar nas costas. Esse modelo caiu no gosto popular, sofreu modificações, e passou a ser usado especialmente para conhecer lugares desconhecidos e pouco explorados.

Nos dias de hoje, as mochilas são feitas de materiais como polietileno com estruturas de fibra de vidro, ou de carbono. São várias as opções de mochilas, com cores vibrantes, produzidas com nylon ou poliéster, com logótipos ou bordados, e vários compartimentos.

A etimologia da palavra mochila segundo a obra: "A origem da Palavra":

Os (...) "romanos costumavam fazer uma coisa para distinguir os seus criados: cortavam-lhes rente o cabelo. Devido a isso, eles eram chamados mutilus, “mutilado”. Acho que eles apreciavam muito os cabelos, a ponto de chamar de aleijado aquele que não os podia usar longos. Por isso, mutilus acabou significando “criado”. Após uma passagem pelo Basco, a palavra passou a motxil, e acabou designando o saco que muitas vezes os servos levavam às costas para carregar os objetos dos seus patrões – ou seja, a “mochila" (...)
  


2 comentários: